terça-feira, 18 de maio de 2010

Porque contar e recontar histórias


Ouvir muitas histórias é importante para a formação de qualquer criança. Esse é o início da aprendizagem para ser um leitor, pois permite que a criança desenvolva um esquema de texto narrativo e permite o contato com a linguagem escrita padrão, ampliando o vocabulário das crianças e estimulando o desenvolvimento de estratégias de processamento da linguagem, importantes para o sucesso posterior na escola.
Além disso, as histórias possibilitam que a criança:
  • desenvolva sua criatividade. Muitas vezes, quando os pais lêem ou inventam histórias, colocam as crianças como personagens. Isso leva a criança a usar intensamente sua imaginação. A dramatização das histórias ou brincadeiras de faz-de-conta também permitem à criança vivenciar papéis e isto é importante para a sua socialização;
  • aprenda a lidar com seus medos e expectativas. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes, como a raiva, a tristeza, o medo, a alegria, a insegurança, a tranqüilidade. Vivenciar essas emoções por meio dos personagens das histórias auxilia a criança a esclarecer e a lidar com suas próprias angústias;
  • realize o aprendizado de novos conhecimentos. É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outras épocas, outros modos de ser e de agir...





Por que recontar histórias


O recontar histórias possibilita que as crianças desenvolvam uma estrutura de linguagem interna mais sofisticada do que a usada na vida cotidiana, aprimorando tanto a linguagem oral quanto a escrita.

Para recontar uma história é preciso que a criança a tenha ouvido ou lido anteriormente. No caso de crianças pré-escolares, trata-se de ouvir histórias, pois estamos lidando com crianças ainda não-leitoras. O adulto, então, conta ou lê histórias para que as crianças as recontem.

É muito importante que esse tipo de atividade seja uma rotina. A leitura diária não significa necessariamente um livro diferente a cada dia, pois as crianças costumam eleger alguns livros como seus favoritos e pedem que sejam lidos repetidas vezes.

Depois que o professor (ou o contador) apresentou a história, várias atividades podem ser realizadas, entre elas está o incentivar as crianças a recontá-la, sem contudo, utilizá-la como pretexto para ensinar conteúdos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário